Em que ano a história da música eletrônica brasileira começou a ser escrita? Quem foi seu precursor? Quais foram os primeiros trabalhos lançados e como o gênero evoluiu até o que conhecemos hoje? Essas são apenas algumas das diversas questões que são respondidas e mostradas em detalhes através do filme Eletronica:mentes, dirigido por Dácio Pinheiro.

Levantamento

O longa percorre não apenas a história da música eletrônica no país — desde os anos 60 até os dias de hoje —, mas também conta com músicos de diferentes gerações falando de suas relações com o som eletrônico. O foco parece ser na produção e composição, e não na cultura DJ e das pistas de dança.

Entender o mercado

“Exploramos um pouco da história, mas nos prendemos mais à reflexão sobre o som e o fazer musical nas diferentes gerações  tanto dos artistas que gostam de colecionar sintetizadores analógicos quanto dos músicos que usam computadores e se sentem confortáveis nessa plataforma”, contou Dácio Pinheiro, em entrevista ao UOL.

Pesquisa

O fio condutor será através de dois personagens principais: Jocy de Oliveira e Jorge Antunes, figuras tidas como pioneiras deste universo aqui no Brasil. O diretor explica que muito do que foi retratado envolve o lado mais experimental e a obsessão pelo som. “Quando você fala de música eletrônica, as pessoas esperam ouvir falar de EDM, DJ, pista, o que é meio óbvio. E a gente sentiu que não existia um documentário no Brasil que falasse de onde isso veio”, continuou o diretor.

Nostalgia e a Magia da música 

Em pouco mais de uma hora, o filme promete resgatar a ascensão e os desdobramentos que a música teve no país, além de trazer casos curiosos de alguns personagens e fazer diversos resgates do passado, trazendo imagens e histórias preciosas. Por enquanto, Eletronica:mentes está sendo exibido apenas em festivais de cinema e ainda não tem data para ser disponibilizado ao público.

Fonte : https://www.phouse.com.br/eletronica-mentes/